Infância, educação e internet


Esta é a primeira geração exposta às influências da internet mas infelizmente desconhecemos as consequências do uso precoce e constante desta mídia. Potencializará as aprendizagens? Causará distúrbios inéditos?
A geração de nossos avós conheceu o rádio; Nossos pais, a Tv. Nós usamos diariamente a internet, celular, gps... e vivemos a revolução da última década, somos personagens de uma das maiores revoluções da história da humanidade. Nossos filhos e netos já nascem e tem presente em seu dia-a-dia toda a parafernália tecnológica de nosso tempo, são todos objetos íntimos.
E que educação queremos? Alienada do mundo atual e que é um misto de realidade e virtualidade? Ou uma eucação conectada às diferentes mídias, interagindo em tempo integral, aproximando o conceito de globalização de nossa escola?
Acredito que a alienação não ajudará em nada na educação. A escola já se tornou um mundo a parte,atrasado, retrógrado. O desafio é avançar.
Alguns estudiosos atentam para os perigos do uso de computadores por crianças. Fala-se em criança ser criança, e quando isso ocorre remete-se àquela ideia de que ser criança é só jogar amarelinha e brincar de 5 marias.
Tudo bem, todas as brincadeiras, canções, parlendas do nosso folclore devem ser mantidas vivas, ou até mesmo resgatadas.Mas ser criança no século 21 não é como ser criança no século 20, que é diferente de ser criança na idade média, etc.
O conceito de infância é uma construção. Hoje, nossas crianças tem à disposição, além dos inúmeros eletrodomésticos que elas sabem operar como ninguém, aparelhos que permitem a comunicação, a interação, a pesquisa, a descoberta, a invenção. Tudo o que se fazia com pedrinhas, pedaços de pano, lápis e papel, pode-se continuar a fazer assim, mas por que não também brincar no computador, assisitir DVDs, escutar músicas num Ipod, fazer amizade com outras crianças de outra parte do país ou do mundo?

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