Silvio Santos vem aí

O poder dos meios de comunicação tem se mostrado muito maior do que se imaginava. Ontem, mesmo, milhares de pessoas já estavam em uma comunidade no Orkut intitulada "Luto- Sílvio Santos". A modinha de divulgar fatos mentirosos, ou seja, boatos, e um grande número de pessoas acreditar me assusta.
Por que tantas pessoas resolveram aceitar o fato como verdade e não averiguaram em fontes mais seguras como sites de notícias com maior credibilidade? Realmente falta senso crítico. É neste ponto que, também, precisa haver mudança. Há um velho ditado: o papel aceita tudo. Hoje, vemos que a internet também. Vejo aqui a importância de estarmos preparados para colaborarmos como educadores num dos mais importantes papéis da educação: o de formar sujeitos críticos,com discernimento, atentos e capazes de refletir diante das informações.

1 comentários:

{ Franci } at: 5 de setembro de 2010 às 23:47 disse...

Eu li um artigo que mostrava uma pesquisa sobre o quanto as pessoas confiam nas fontes de informação. Entre as coisas interessantes, mostrava que, quanto maior a escolaridade de uma pessoa, mais ela investiga fontes e "desconfia" do que ouve por aí.
Acho que isso explica a situação... eu fico triste em pensar que uma grande parte (talvez a maior parte) da nossa população acredita em tudo o que ouve, sem questionar. Perfeita massa de manobra.