Quero transcrever, do site da ZERO HORA, para compartilhar com minhas colegas educadoras e alfabetizadoras, e com quem mais interessar:
Veja o que muda com o parecer do CNE sobre a educação no Ensino Fundamental
Parecer já foi homologado pelo ministro da Educação, Fernando Haddad
Com a publicação de um parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) na terça-feira, novas diretrizes curriculares para o Ensino Fundamental de nove anos passam a ser consideradas.Veja o que muda com o parecer do CNE:
— O parecer recomenda que os alunos dos três primeiros anos do Ensino Fundamental não sejam reprovados;
— As três primeiras séries do Ensino Fundamental passariam a ser consideradas um só ciclo para garantir que o aluno seja alfabetizado na idade correta;
— Em vez de aprovação ou repetência, seriam determinadas "expectativas de aprendizagem" para cada fase;
— A ideia é que o sistema ajude a reorganizar os currículos das escolas, hoje muito pautados por avaliações como a Prova Brasil e o Exame Nacional do Ensino Médio.
Fonte:http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1§ion=Geral&newsID=a3140516.xml
Acesso em 13/12/2010
E, o que pensam Esther Grossi, do Geempa, com quem concordo, e Osvino Toillier, presidente do Sinepe:
Para educadora, obrigação de aprovar alunos no Ensino Fundamental é uma "falsidade"
Recomendação do Conselho Nacional de Educação propõe que os alunos dos três primeiros anos não sejam reprovados
A publicação de um parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) que traça novas diretrizes curriculares para o Ensino Fundamental de nove anos criou polêmica nesta segunda-feira no país. A nova recomendação propõe que os alunos dos três primeiros anos do Ensino Fundamental não sejam reprovados.Para a educadora Esther Grossi, do Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação (Geempa), o aluno "padece" por não aprender e ser passado de ano.
— A escola dizer a ele que ele aprendeu é uma falsidade — afirmou.
Já o professor e presidente do Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe/RS) Osvino Toillier acredita que há crianças que se alfabetizam mais cedo que outras, o que não as impede de estudarem juntas.
— Há a possibilidade de se reconstruir [o aprendizado] em um novo período, em um outro nível: eu posso não ter aprendido e buscar isso depois — disse.
Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1§ion=Geral&newsID=a3140787.xml
Acesso em 14/12/2010.
E agora, colegas??? O que vocês pensam sobre isso? Eu concordo com a Esther...
3 comentários:
Sem dúvidas! Também concordo com a Esther!!!!!
Até quando certos educadores irão fingir que ensinam e alunos irão fingir que aprendem????? Concordo em gênero, número e grau com a Esther!!!! Sempreeeee!!!!
Concordamos com a Esther, pois muitas crianças são promovidas sem saber ler e elas têm consciência disso, elas ficam se questionando o por quê de terem sido promovidas se não sabem tanto quanto seus colegas de turma,mas a professora as promove sem dar uma justificativa e diante desse fato muitas chegam até a desistir da escola.
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